A Apple está buscando expandir seu portfólio com realidade mista? Os óculos inteligentes, a IA e os homeOS são o caminho para um ecossistema mais conectado?
Desde o lançamento do primeiro iPhone, em junho de 2007, que transformou a história da indústria de tecnologia móvel e trouxe à Apple conhecimento de marca e muito lucro, temos muita especulação entre os fãs da marca a capacidade deles de repetir – com outro produto, o sucesso que foi e é até hoje, o iPhone.
Será impossível ter um novo produto que atinja a mesma, ou ultrapasse, a popularidade do iPhone? Essa é a pergunta que vem ecoando, já que nos últimos lançamentos a marca apenas trouxe inovações aos produtos já existentes, mas não um produto novo que fez o mesmo sucesso.
O iPhone tem um legado inigualável, e em termos de lucro, ele ainda é insuperável.
O iPhone representando mais da metade dos rendimentos da Apple. E isso não inclui produtos relacionados, como o Apple Watch e os AirPods. Isso porque esses produtos dependem do iPhone para funcionar, então estes dois dispositivos perderiam grande parte de sua relevância no ecossistema da empresa, sem o smartphone.
Desde o lançamento do primeiro iPhone, a Apple vem a cada ano lançando um modelo novo, mais moderno, com mais tecnologia e design inovador, mas sempre maximizando o potencial do iPhone, nunca lançando um novo aparelho que o substitua, ou o supere.
Apesar do sucesso, a Apple está constantemente buscando por outro produto que tenha o mesmo sucesso e impacto que o iPhone tem.
Ja tivemos algumas tentativas, como por exemplo o Apple Car. Mas essa tentativa enfrentou alguns problemas relacionados à infraestrutura necessária para produção, e a baixa margem de lucro da indústria automotiva, o que fez com que o produto fosse levado ao fracasso antes mesmo da sua especulação de lançamento.
Depois veio o Vision Pro, o óculos de realidade aumentada, que desde que chegou ao mercado alcançou burburinhos e despertou curiosidade, mas o seu alto custo de produção e preço de venda, faz com que esse produto seja para um público muito restrito, tornando difícil a popularização desse acessório.
Com isso a ideia e estratégias usadas para inovar da Apple, vem sendo aprimorar produtos existentes, como o iPhone e o iOS, explorando nichos novos, como a IA, que possam gerar lucro. Além disso os MacBooks podem ganhar processadores melhores e mais potentes, talvez ter telas touch screen. Já os iPads tem suas telas aumentadas, Watch podem vir com sensores de pressão arterial, e glicerina – que já vem sendo estado como contamos para vocês nesse post aqui.
Há quem diga que de a Apple, está trabalhando em cima de um novo óculos, diferente do Vision Pro. Esse é ainda mais ambicioso, um óculos inteligente que até o momento é conhecido como “Atlas”. Mas esse seria um óculos mais diário, sendo de uso contínuo, e será mais discreto também. O mesmo também terá funções de realidade aumentada e pode integrar informações no campo de visão em tempo real.